sexta-feira, 20 de setembro de 2013

.


espaço geográfico é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica.
Quando especificamos o espaço geográfico, como, por exemplo, o espaço geográfico do Domínio do Cerrado, referimo-nos ao conjunto de elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação, hidrografia, entre outros, e a partir dessa análise temos dados homogêneos que nos leva a pensar que cada um dos elementos será resultado da interligação entre eles. Por exemplo, o solo do cerrado é rico em hidróxido de alumínio, portanto sua vegetação sofre reflexos, pois suas folhas e galhos são retorcidos em razão desse fator. Também sabemos que o clima é tropical subúmido com um período de seca e um chuvoso, essas informações já são concretas.



                                                 '  #Bianca Cristina de Andrade Duarte!  :)   - Nº02         

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Segundo Bimestre

Estou encerrando as postagens deste bimestre. Parabéns a todos que tiveram a coragem de embarcar nesta nova aventura.....

terça-feira, 4 de junho de 2013

   Direitos Humanos. 

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos.
Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento 
e de expressão, e a igualdade perante a lei.
Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. Geralmente se considera que tenham sua raiz na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns afirmam que todas as culturas possuem visões de dignidade que se são uma forma de direitos humanos, e fazem referência a proclamações como a Carta de Mandén, de 1222, declaração fundacional do Império de Mali. Não obstante, nem em japonês nem em sânscrito clássico, por exemplo, existiu o termo "direito" até que se produziram contatos com a cultura ocidental, já que culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres. Existe também quem considere que o Ocidente não criou a ideia nem o conceito do direitos humanos, ainda que tenha encontrado uma maneira concreta de sistematizá-los, através de uma discussão progressiva e com base no projeto de uma filosofia dos direitos humanos.


         Juliana Teodoro Bueno. :) 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

ONU

Lucas Henrique 

  •  A ONU Tem Como Objetivo:
  • Proteger Direitos De Todo Ser Humano. Um Dos Tipos De Direitos Que A ONU Protege É O Direito A Vida,Afinal Qualquer Ser Vivo Tem Esse Direito, Tem Pessoas Que Acham Que Só Porque A Outra Pessoa É Diferente Da Outra Tem Que Morrer, Mais Não É Bem Assim, Porque Se Fosse Assim Todos Estariam Mortos.
  • Outro Objetivo Da ONU É Criar Um Mundo Para As Crianças, Colocando A Criança Em Primeiro Lugar
  • Erradicar A Pobreza: Investindo Na Infância, Não Abandonando elas, cuidando Delas, Educando, Protegendo, Ouvindo E Cuidando Da Terra Onde Elas Vivem, Porque Elas São O Futuro Do Mundo.
Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas(NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacionalsegurança internacional,desenvolvimento econômicoprogresso socialdireitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, com o objetivo de deterguerra entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.2 3
Existem atualmente 193 países-membros, incluindo quase todos os Estados soberanos do mundo. De seus escritórios em todo o mundo, a ONU e suas agências especializadas decidem sobre questões dessubstantivas e administrativas em reuniões regulares ao longo do ano. A organização está dividida em instâncias administrativas, principalmente: a Assembleia Geral(assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança (para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU), o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além de órgãos complementares de todas as outras agências do Sistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A figura mais publicamente visível da ONU é o Secretário-Geral, cargo ocupado desde 2007 por Ban Ki-moon, da Coreia do Sul. A organização é financiada por contribuições voluntárias dos Estados-membros, e tem seis línguas oficiaisárabechinêsinglêsfrancêsrusso e espanhol.4



Escrito Por ; Sarah Ferreira E Kethellyn Vivian 


                                                             Eca
                                                          Historia

No Brasil, alguns normativos legais pela sua importância, são condensados em codificações que facilitam o tratamento das questões jurídicas no âmbito mais especifico e detalhado do assunto selecionado pela sua prioridade social. Existem então o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto das Cidades, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que são exemplos de consolidações legislativas, inclusive para melhor compreensão dos interessados.
Este último, também denominado ECA, conforme o próprio nome demonstra, é um estatuto ou codificação que trata do universo mais específico vinculado ao tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes de nosso país, dentro de um espírito de maior proteção e cidadania decorrentes da própria Constituição promulgada em 1988. O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo fruto da lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que neste ano de 2008 completa “maioridade” de existência.




                                               #Daniel Henrique 


              Os maiores financiadores da ONU.





Os 191 países que compõem a ONU (Organização das Nações Unidas) não contribuem igualmente para com o orçamento da instituição, a contribuição é feita com base na capacidade econômica dos países.
Diante disso, percebe-se que os maiores financiadores da ONU são os países com maior potencial financeiro, ou seja, os paídes mais ricos. Dá para se notar no mapa que os Estados Unidos, os países da União Europeia e o Japão se descatam nas suas contribuições. Na América do Sul, respectivamente, Brasil e Argentina são os que mais contribuem, na América do Norte, além dos Estados Unidos o Canadá e o México dão significativas contribuições. No restante do mundo, China, Rússia e Austrália são contribuidores relevantes.
No continente africano, o maior bolsão de pobreza do mundo, poucos países contribuem, África do Sul, Argélia, Nigéria e Líbia. Sendo a África do Sul o destaque.
Fato interessante é que os Estados Unidos, maior contribuidor, também é o que mais atrasa o pagamento das contribuições. Fato que pode comprometer as ações da instituição.
Referência:

                                                         #Daniel Henrique 

                                                     ONU 

O nome "Nações Unidas", cunhada pelo presidente dos Estados Unidos Franklin D. Roosevelt foi usado pela primeira vez na Declaração das Nações Unidas de 01 de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando representantes de 26 nações se comprometeram seus Governos de continuar a lutar juntos contra o Potências do Eixo.
Estados primeira estabelecida organizações internacionais para cooperar em assuntos específicos. A União Internacional de Telecomunicações foi fundada em 1865 como União Telegráfica Internacional, e da União Postal Universal foi fundada em 1874. Ambos são agora das Nações Unidas agências especializadas.
Em 1899, a Conferência Internacional da Paz foi realizada em Haia, para elaboração de instrumentos para a resolução de crises pacificamente, evitar guerras e codificação regras da guerra. É aprovada a Convenção para a Solução Pacífica dos Conflitos Internacionais e estabeleceu o Tribunal Permanente de Arbitragem , que começou a trabalhar em 1902.

                                         #Daniel Henrique

                                                         ONU 


Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacionalsegurança internacionaldesenvolvimento econômicoprogresso socialdireitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial para substituir aLiga das Nações, com o objetivo de deter guerra entre países e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.2 3



                                                                         #Daaniel Henrique 

                                                 DIREITOS HUMANOS
   
As ideias de direitos humanos tem origem no conceito filosófico de direitos naturais que seriam atribuídos por Deus2 alguns sustentam que não haveria nenhuma diferença entre os direitos humanos e os direitos naturais e veem na distinta nomenclatura etiquetas para uma mesma ideia. Outros argumentam ser necessário manter termos separados para eliminar a associação com características normalmente relacionadas com os direitos naturais,3 sendo John Locke talvez o mais importante filósofo a desenvolver esta teoria.2
Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. Geralmente se considera que tenham sua raiz na cultura ocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns[quem?] afirmam que todas as culturas possuem visões de dignidade que se são uma forma de direitos humanos, e fazem referência a proclamações como a Carta de Mandén, de 1222, declaração fundacional do Império de Mali. Não obstante, nem em japonês nem em sânscrito clássico, por exemplo, existiu o termo "direito" até que se produziram contatos com a cultura ocidental, já que culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres. Existe também quem considere que o Ocidente não criou a ideia nem o conceito do direitos humanos, ainda que tenha encontrado uma maneira concreta de sistematizá-los, através de uma discussão progressiva e com base no projeto de uma filosofia dos direitos humanos.






                                                                                 #DANIEL HENRIQUE
                                ECA ( estatuto da criança e do adolecente )
Constituição brasileira promulgada em 1988 é anterior à Convenção sobre os Direitos da Criança adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989, ratificada pelo Brasil em 24 de setembro de 1990, e com vigência internacional em outubro de 1990, o que demonstra a sintonia dos constituintes brasileiros com toda a discussão de âmbito internacional existida naquele momento, sobre a normativa para a criança e a adoção do novo paradigma, o que levou o Brasil a se tornar o primeiro país a adequar a legislação interna aos princípios consagrados pela Convenção das Nações Unidas, até mesmo antes da vigência obrigatória daquela, uma vez que o Estatuto da Criança e do Adolescente é de 13 de julho de 1990.
Com o peso de mais de um milhão de assinaturas, que não deixavam sombra de dúvida quanto ao anseio da população por mudanças e pela remoção daquilo que se tornou comum denominar «entulho autoritário» – que nessa área se identificava com o Código de Menores – a Assembléia Nacional Constituinte referendou a emenda popular que inscreveu na Constituição Brasileira de 1988 o artigo 227, do qual o Estatuto da Criança e do Adolescente é a posterior regulamentação (PAIVA, 2004, p. 2). Mais do que uma mudança pontual na legislação, circunscrita à área da criança e do adolescente, a Constituição da República e, depois, o Estatuto da Criança e do Adolescente são a expressão de um novo projeto político de nação e de País.





                                                                                                                   #Daniel Henrique 
Matheus Gabriel e Jefferson Borges
ONU
A ONU FOI CRIADA EM 1945,APÓS A RATIFICAÇÃO DA CONFERENCIA DE SÃO FRANCISCO DURANTE A QUAL REPRESENTES DE 50 PAISES BUSCAVAM GARANTIR A PAZ ENTRE OS POVOS.
NA ASSEMBLEIA GERAL CADA PAÍS  DISPOEM DE UM VOTO,E AS PRINCIPAIS DECISÕES SÃO TOMADAS MAIORIA QUALIFICASA 2 TERÇOS.

Organização das Nações Unidas (ONU)

Onu ! 

  • Criada ao término da II Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas  tem como objetivo principal garantir a paz no mundo através do bom relacionamento entre os países. E, embora não tenha atingido seus objetivos em alguns casos, apresenta fundamental importância na tentativa de amenizar as desigualdades sociais no mundo.

O horror causado pelas duas grandes guerras foi o principal motivo da fundação da ONU em 24 de outubro de 1945. O Presidente Norte-Americano Franklin Roosevelt foi quem criou o nome apresentado pela primeira vez em 1942 na Declaração das Nações Unidas pela qual 26 países se comprometiam a lutar contra o Eixo  (aliança entre Itália, Alemanha e Japão na II Guerra Mundial).


  • Assembléia Geral – órgão deliberativo máximo que tem como atribuições principais discutir, iniciar estudos e deliberar sobre qualquer questão que afete a paz e segurança em qualquer âmbito, exceto quando a mesma estiver sendo debatida pelo Conselho de Segurança; receber e apreciar os relatórios do Conselho de Segurança e demais órgãos da ONU e eleger membros do Conselho de Segurança, do Conselho Econômico e Social e do Conselho de Tutela.
 
[Os+atrasos+na+contribuição+para+a+ONU.JPEG]


VanessaRoberto >< 


MATHEUS GABRIEL e JEFFERSON BORGES
A ONU
OS CONTRIBUIDORES E MEMBROS  DA ONU SÃO OS PAÍSES MEMBROS DA UNIÃO EUROPEIA,ESTADOS UNIDOS DA AMERICA e o JAPÃO.ELES SÃO OS MAIORES CONTRIBUIDORES , TENDO MAIS ECONOMIA QUE OS OUTROS.
        - ENTRETANTO  OS ESTADOS UNIDOS da AMERICA em ALGUMAS  EPOCAS FOI O ESTADO  QUE MAIS ATRASOU O PAGAMENTO... PREJUDICANDO OS PAÍSES POBRES!!!
Matheus Gabriel e Jefferson Borges
...
DIREITOS HUMANOS DO BRASIL;
-Os direitos desrespeitados no Brasil estão muito agravados
  Varias violações de direitos,como:
destruições de patrimonios historicos,delitos(roubos,matança etc...).E o principal... O direito da vida que hoje em dia muitos tiram a vida de outras pessoas... as vezes sem nenhum motivo.   Também a falta de casas na cidade forçam as pessoas construirem casas longes e em lugares perigosos.
    A  respeito dessas violações de direitos,eu acho q o Brasil deveria tomar uma atitude mais rigida,uma lei mais rigorosa.Pois as pessoas fazem o q  elas querem...
E ISSO PREJUDICA O BRASIL !!! 

Organização das Nações Unidas

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas (NU), é umaorganização internacionalcujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacionalsegurança internacional,desenvolvimento econômicoprogresso socialdireitos humanos e a realização da paz mundial. A ONU foi fundada em 1945 após aSegunda Guerra Mundialpara substituir a Liga das Nações, com o objetivo de deter guerra entrepaíses e para fornecer uma plataforma para o diálogo. Ela contém várias organizações subsidiárias para realizar suas missões.2 3
Existem atualmente 193 países-membros, incluindo quase todos osEstados soberanos do mundo. De seus escritórios em todo o mundo, a ONU e suas agências especializadas decidem sobre questões dessubstantivas e administrativas em reuniões regulares ao longo do ano. A organização está dividida em instâncias administrativas, principalmente: aAssembleia Geral (assembleia deliberativa principal); o Conselho de Segurança(para decidir determinadas resoluções de paz e segurança); o Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento); o Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU), o Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal). Além de órgãos complementares de todas as outras agências doSistema das Nações Unidas, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), oPrograma Alimentar Mundial (PAM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância(UNICEF). A figura mais publicamente visível da ONU é o Secretário-Geral, cargo ocupado desde 2007 por Ban Ki-moon, da Coreia do Sul. A organização é financiada por contribuições voluntárias dos Estados-membros, e tem seis línguas oficiaisárabechinêsinglêsfrancêsrusso e espanhol.


#Tainara Monteiro da Fonseca

Declaração Universal dos Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi aprovada em 1948 na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O documento é a base da luta universal contra a opressão e a discriminação, defende a igualdade e a dignidade das pessoas e reconhece que os direitos humanos e as liberdades fundamentais devem ser aplicados a cada cidadão do planeta.
Os direitos humanos são os direitos essenciais a todos os seres humanos, sem que haja discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade ou por qualquer outro motivo. Eles podem ser civis ou políticos, como o direito à vida, à igualdade perante a lei e à liberdade de expressão. Podem também ser econômicos, sociais e culturais, como o direito ao trabalho e à educação e coletivos, como o direito ao desenvolvimento. A garantia dos direitos humanos universais é feita por lei, na forma de tratados e de leis internacionais

História
Quando a Declaração Universal dos Direitos Humanos começou a ser pensada, o mundo ainda sentia os efeitos da Segunda Guerra Mundial, encerrada em 1945.
Outros documentos já haviam sido redigidos em reação a tratamentos desumanos e injustiças, como a Declaração de Direitos Inglesa (elaborada em 1689, após as Guerras Civis Inglesas, para pregar a democracia) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (redigida em 1789, após a Revolução Francesa, a fim de proclamar a igualdade para todos).
Depois da Segunda Guerra e da criação da Organização das Nações Unidas (também em 1945), líderes mundiais decidiram complementar a promessa da comunidade internacional de nunca mais permitir atrocidades como as que haviam sido vistas na guerra. Assim, elaboraram um guia para garantir os direitos de todas as pessoas e em todos os lugares do globo.
O documento foi apresentado na primeira Assembleia Geral da ONU em 1946 e repassado à Comissão de Direitos Humanos para que fosse usado na preparação de uma declaração internacional de direitos. Na primeira sessão da comissão em 1947, seus membros foram autorizados a elaborar o que foi chamado de “esboço preliminar da Declaração Internacional dos Direitos Humanos”.

#Tainara Monteiro da Fonseca

Estatuto da Criança e do Adolescente



No Brasil, alguns normativos legais pela sua importância, são condensados em codificações que facilitam o tratamento das questões jurídicas no âmbito mais especifico e detalhado do assunto selecionado pela sua prioridade social. Existem então o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto das Cidades, o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que são exemplos de consolidações legislativas, inclusive para melhor compreensão dos interessados.Este último, também denominado ECA, conforme o próprio nome demonstra, é um estatuto ou codificação que trata do universo mais específico vinculado ao tratamento social e legal que deve ser oferecido às crianças e adolescentes de nosso país, dentro de um espírito de maior proteção e cidadania decorrentes da própria Constituição promulgada em 1988. O ECA dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, sendo fruto da lei 8.069 de 13 de julho de 1990, que neste ano de 2008 completa “maioridade” de existência.                 




#Tainara Monteiro da Fonseca                                                                                                                                  

A ONU e os DIREITOS HUMANOS .

Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) é um documento marco na história dos direitos humanos. Elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, em 10 de Dezembro de 1948, através da Resolução 217 A (III) da Assembleia Geral como uma norma comum a ser alcançada por todos os povos e nações. Ela estabelece, pela primeira vez, a proteção universal dos direitos humanos.

Desde sua adoção, em 1948, a DUDH foi traduzida em mais de 360 idiomas – o documento mais traduzido do mundo – e inspirou as constituições de muitos Estados e democracias recentes. A DUDH, em conjunto com oPacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e seus dois Protocolos Opcionais (sobre procedimento de queixa e sobre pena de morte) e com o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e seuProtocolo Opcional, formam a chamada Carta Internacional dos Direitos Humanos.
Uma série de tratados internacionais de direitos humanos e outros instrumentos adotados desde 1945 expandiram o corpo do direito internacional dos direitos humanos. Eles incluem a Convenção para a Prevenção e a Repressão do Crime de Genocídio (1948), a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial (1965), a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (1979), a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), entre outras.
As Nações Unidas trabalham ativamente para definir, monitorar e ajudar os Estados-Membros a implantarem as normas internacionais dos direitos humanos. O Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) é responsável por liderar a promoção e a proteção dos direitos humanos, e implementar os programa de direitos humanos dentro da ONU.
Conselho de Segurança da ONU, que tem como principal responsabilidade a manutenção da paz e da segurança internacionais, também lida com graves violações dos direitos humanos, como o uso de crianças como soldados (Resolução 1612, 2005) e o uso do estupro como arma de guerra (Resolução 1820, 2008).
Desde 1948 a Assembleia Geral já adotou cerca de 80 tratados e declarações de direitos humanos. Como aDeclaração sobre os Defensores Direitos Humanos (1998) e a Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas (2007).
A cada ano, a Comissão da Assembleia Geral para Assuntos Sociais, Culturais e Humanitários analisa uma série de assuntos, incluindo questões de direitos humanos. A Comissão ouve relatos de especialistas em direitos humanos e discute o avanço das mulheres, a proteção das crianças, questões indígenas, o tratamento dos refugiados, a promoção das liberdades fundamentais através da eliminação do racismo e da discriminação racial, e a promoção do direito à autodeterminação.
Mecanismos de direitos humanos estabelecidos pela ONU monitoram a implementação das normas de direitos humanos no mundo todo. Eles incluem o Conselho de Direitos Humanos, os “Procedimentos Especiais”, com mandatos temáticos ou específicos de cada país e o núcleo dos tratados dos organismos de direitos humanos.
Conselho de Direitos Humanos, estabelecido pela Assembleia Geral em 15 de março de 2006, e respondendo diretamente a ela, substituiu a Comissão sobre os Direitos Humanos da ONU, que existiu por 60 anos, como o órgão inter-governamental chave da ONU responsável pelos direitos humanos. O Conselho é formado por 47 Estados e é encarregado de fortalecer a promoção e a proteção dos direitos humanos em todo o mundo, solucionando situações de violações dos direitos humanos e fazendo recomendações sobre elas, incluindo a resposta às emergências. Através do mecanismo da Revisão Periódica Universal, o Conselho avalia a situação dos direitos humanos em todos os 192 Estados-Membros da ONU. Ele também trabalha em estreita colaboração com os Procedimentos Especiais da ONU, estabelecidos pela ex-Comissão sobre os Direitos Humanos.
Os “Procedimentos Especiais” são tanto um indivíduo – um relator especial ou representante – ou um grupo de trabalho. Eles são peritos proeminentes e independentes, indicados pelo Conselho de Direitos Humanos, que trabalham voluntariamente. Eles analisam, monitoram, aconselham e relatam publicamente as situações dos direitos humanos em países ou territórios específicos, ou grandes violações dos direitos humanos em todo o mundo como a prisão arbitrária, execuções extrajudiciais, tortura, prostituição infantil ou de privação de direitos como o direito à alimentação, à moradia adequada, à água potável, à liberdade de expressão, á educação e outros.
A maioria dos principais tratados de direitos humanos tem um órgão de supervisão, responsável por revisar a implementação do tratado pelos países que o ratificaram. Estes órgãos – como o Comitê sobre os Direitos da Criança (que supervisiona a Convenção sobre os Direitos da Criança) e o Comitê Contra a Tortura (para a Convenção Contra a Tortura) reúnem-se várias vezes por ano, em Genebra ou Nova York. Os indivíduos que tiveram seus direitos violados podem fazer denúncias diretamente aos Comitês, supervisionando quatro tratados de direitos humanos: o Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e a Convenção contra a tortura e outro tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.
Órgãos judiciais da família das Nações Unidas, incluindo o Tribunal Penal Internacional, e tribunais penais especializados, como o da ex-Iugolsávia e para Ruanda, estabelecidos pelo Conselho de Segurança, trabalham para assegurar a justiça e a responsabilidade individual em casos de graves violações dos direitos humanos.

#Amanda Barros'

       ONU (Organização das Nações Unidas)


Introdução
Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social.
Fundação 
Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido eFrança) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.

Localização e divisão administrativa 
A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros.

A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:

- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.


Você sabia?
- As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.
- Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.
- A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.
- Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.



Postado por : Bianca Cristina de Andrade Duarte' #
hoje iniciamos a situação de aprendizagem 2 que fala sobre a organização das nações unidas e vimos os países que financia a ( o n u ),  e que o brasil contribui com 40 milhões de dólares .                                                                  
*pamela pereira*

sábado, 20 de abril de 2013

Olá pessoal!!!!!!
Parabéns a todos que se envolveram no projeto do blog, e conseguiram participar. Estou dando por encerradas as postagens do primeiro bimestre, a partir da semana que vem, contarei para o segundo bimestre.
Novamente..... PARABÉNS a todos que participaram
Professora Jucimar, 20/04/2013

quinta-feira, 18 de abril de 2013

O Brasil ultrapassou o Canadá e se tornou o terceiro maior exportador de produtos agrícolas do mundo. Na última década, o País já havia deixado para trás Austrália e China. Hoje, apenas Estados Unidos e União Europeia vendem mais alimentos no planeta que os agricultores e pecuaristas brasileiros. Dados da Organização Mundial de Comércio (OMC), divulgados este ano, apontam que o Brasil exportou US$ 61,4 bilhões em produtos agropecuários em 2008, comparado com US$ 54 bilhões do Canadá. Em 2007, os canadenses mantinham estreita vantagem, com vendas de US$ 48,7 bilhões, ante US$ 48,3 bilhões do Brasil.

O ritmo de crescimento da produção brasileira de alimentos já deixava claro que a virada estava prestes a ocorrer. Entre 2000 e 2008, as exportações agrícolas do Brasil cresceram 18,6%, em média, por ano, acima dos 6,3% do Canadá, 6% da Austrália, 8,4% dos Estados Unidos e 11,4% da União Europeia. Em 2000, o País ocupava o sexto lugar no ranking dos exportadores agrícolas. # Daniel Henrique 

Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai assinaram, em 26 de março de 1991, o Tratado de Assunção, com vistas a criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O objetivo primordial do Tratado de Assunção é a integração dos quatro Estados Partes por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais, e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes. Em 2012, o MERCOSUL passou pela primeira ampliação desde sua criação, com o ingresso definitivo da Venezuela. No mesmo ano, foi assinado o Protocolo de Adesão da Bolívia ao MERCOSUL, que, uma vez incorporado ao ordenamento jurídico dos Estados Partes, fará do país andino o sexto membro pleno do bloco. Houve também avanço no diálogo exploratório com o Equador, exercício que deve prosseguir nas próximas reuniões. #Daniel Henrique

Vivemos em um mundo tecnológico, onde aInformática não pode ser vista como uma simples tecnologia. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.
De clique em clique, o mundo se revela aumentando as possibilidades educacionais e assim é possível que essas pequenas alterações no cotidiano não se apresentem como novidades para nós e sim como instrumentos , como tantos outros que manipulamos no nosso dia a dia. Talvez, no entanto, não estejamos pensando sobre essas alterações o suficiente ou não estejamos nos dando conta do processo como um todo, pois elas se apresentam mescladas, interligando o presente com o futuro. Esse entrelaçamento de dimensões pode tornar ou não o ambiente propício para transformações. Transformações que nos lançam ao processo de construção do nosso conhecimento. Daniel Henrique
Está prevista a regionalização em Portugal Continental, na constituição da República Portuguesa, desde 1976, após a revolução de 25 de Abril de 1974. Porém, esta reforma tem vindo a ser sucessivamente adiada, pelos vários governos de diferentes cores políticas que se sucederam. Apesar disso, o movimento regionalista em Portugal é forte, principalmente nas áreas do Porto, de Setúbal, do Alentejo e doAlgarve, dado que uma grande parte da população se sente muito prejudicada pelo inegável centralismo reinante no país, a partir de Lisboa, que ao longo dos anos tem feito crescer as assimetrias no território português, nomeadamente entre o Norte e o Sul do País, e entre o Litoral e o Interior de Portugal, sendo este último o caso mais grave, já que uma extensa faixa de território português, mais próxima da fronteira comEspanha, enfrenta graves problemas de desenvolvimento, envelhecimento e diminuição da população, e encontra-se em risco acentuado dedesertificação.
# Daniel Henrique